ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 27 mar 2024 · Sessão

DIPLOMA MULHER CERESINA 2024

Em uma solene e emocionante cerimônia, a Câmara de Ceres prestou uma significativa homenagem no dia 27 de março de 2024, a 20 mulheres excepcionais, conferindo-lhes a honraria de “Mulher Ceresina”. O título, conforme destacado pelo vereador e presidente da Câmara, Frederico de Oliveira Santos, é um reconhecimento merecido a todas essas mulheres que dedicaram e continuam a dedicar-se ao bem da comunidade de Ceres.

Em suas palavras, Frederico expressou: “Gostaria de parabenizar e homenagear todas as mulheres que estão sendo reconhecidas e agraciadas nesta cerimônia. Seu comprometimento, liderança e contribuições são verdadeiramente inspiradores. ”

A sessão solene reuniu personalidades e autoridades da cidade, representando diversos segmentos organizados da comunidade. Essa homenagem, dedicada às mulheres, é, antes de tudo, um reconhecimento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Como parte de suas atribuições, os vereadores não apenas propõem leis e fiscalizam as ações do Executivo Municipal, mas também têm o dever de reconhecer aqueles que efetivamente contribuem para o crescimento e prestígio de nosso município. Assim, surgem as honrarias da Câmara Municipal de Ceres, como o Diploma Mulher Ceresina, instituído pelo Decreto Legislativo nº 001/2010. Esse diploma visa homenagear mulheres notáveis que deixaram sua marca no engrandecimento da nossa querida comunidade ceresina, atuando em diversas áreas de atividade. O Projeto de Decreto Legislativo referente ao Diploma Mulher Ceresina foi apresentado pelo vereador autor, indicando cada homenageada, e a Câmara Municipal de Ceres votou e aprovou a concessão dessa distinta honraria.

De acordo com o Decreto Legislativo, a homenagem deve seguir certos critérios, incluindo a concessão de apenas dois diplomas por ano para cada parlamentar indicado. Essa honraria é realizada no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A celebração do Dia Internacional da Mulher oferece uma oportunidade para prestar um justo tributo de reconhecimento às mulheres por sua corajosa luta em defesa de seus direitos, vitórias e conquistas. Esses direitos incluem o direito de votar e ser votada, a igualdade de direitos na família, no trabalho e na sociedade, o direito à educação e a igualdade de gênero, entre outros.

Dessa forma, esta Casa Legislativa tem o dever de reconhecer a importância deste dia a nível mundial e prestar uma homenagem singela às mulheres ceresinas que contribuíram para o desenvolvimento de nosso município.

Conforme Decreto Legislativo 001 ao 020 de 11 de março de 2024, segue a lista das homenageadas:

Aline de Barros Borges

Andrea Rocha Silva Arantes

Cleusa Mara Pacheco da Silva

Daniela Rodrigues Vitorino Campos

Divina Aparecida de Araújo Neves

Edinalda Maria Nunes Assis

Emília Raquel dos Santos Turíbio

Karem Elisa da Silva Campos Castro

Kelis Cristina Damasceno do Nascimento

Lauanne Andressa Silva Santos

Laudovina Alvarenga Gomes

Maria Helena de Oliveira

Maria José Gontijo Costa

Maria Xavier de Sousa

Mariana Rosa de Jesus

Marília Vitorino Calixto

Marjuery Seabra de Brito

Naama Cristyne Silva de Oliveira

Rosimar de Carvalho Pereira

Zilma Alves de Oliveira Borba