POSTADO EM 01 ago 2023 · Sessão

1ª SESSÃO ORDINÁRIA AGOSTO 2023

Na última terça-feira, dia 01 sob a presidência da Vereadora Simone Rosa de Oliveira Chaves, foi realizada a 1ª Sessão Ordinária do mês de agosto de 2023. Na oportunidade foram apreciadas e votadas as seguintes matérias:

Moção de Pesar pelo falecimento do  Sr. Wilian Lourenço Amorim.

Moção de Aplausos ao Vigilante Penitenciário Danilo Antônio de Oliveira Ferreira.

Moção de Aplausos ao Vigilante Penitenciário Rone Lúcio da Silva.

Moção de Aplausos ao Vigilante Penitenciário Pedro Vinícius Peixoto.

Moção de Congratulação ao Atleta. Divino Pereira Farias.

Moção de Congratulação ao Atleta Vitor Miguel Alves de Paula.

Moção de Congratulação à Srª. Betania Inácia de Carvalho Oliveira

Moção de Congratulação ao Sr. Rinaldo José Fernandes da Silva.

Aprovado em 2ª Votação o Projeto de Lei 018/2023 de autoria do Poder Legislativo que “Dispõe sobre a instalação, em praças e parque público, de brinquedos adaptados e equipamentos especialmente desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com deficiência e/ou portadoras de mobilidade reduzida, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no âmbito do Município de Ceres e dá outras providências. ”

Aprovado em 2ª Votação o Projeto de Lei 019/2023 de autoria do Poder Legislativo que “Institui a criação de um Programa de Castração de cães e gatos do Município de Ceres e dá outras providências. ”

Nº. 189/2023: De autoria dos vereadores Frederico de Oliveira Santos, Elian Bernadete de Faria Oliveira e Gaspar José Alves, requerem ao Chefe do Poder Executivo, e a Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano que seja feita a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI no Setor Aldeia do Vale.

Justificativa: Trata-se de uma iniciativa que visa atender as demandas crescentes da comunidade local e a carência de vagas. Esse aumento tem resultado na escassez de vagas em creches, dificultando o acesso à educação infantil de qualidade para muitas crianças da região. Solicito encarecidamente que o Poder Executivo considere a viabilidade e urgência da construção do CMEI no Setor Aldeia do Vale, contemplando também os setores Milton Ferreira, Primavera, Antônio Rabelo e zona Rural. Acredito que essa medida trará benefícios significativos para a comunidade, reforçando o compromisso do munícipio com o bem-estar das famílias e o futuro de nossas crianças, garantindo o direito a educação desde a primeira infância.

Nº. 190/2023: De autoria da vereadora Elian Bernadete de Faria Oliveira, requer ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, à Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento que seja criada uma “Rede de Apoio” que possibilite aos pais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, síndromes, TDAH e Autismo conseguirem laudos médicos, para que seus filhos matriculados nas Escolas e CMEIS da Rede Municipal de Ensino possam ser atendidos nos AEEs (Atendimento Educacional Especializado) das Unidades Educacionais. Justificativa: Solicitação de pais que não possuem condições financeiras para realizarem os laudos médicos em seus filhos e de professores que, em sala de aula, necessitam desses laudos para estabelecerem estratégias de ensino com o intuito de melhorar o desempenho escolar e a saúde mental dos alunos.

Nº. 191/2023: De autoria da vereadora Elian Bernadete de Faria Oliveira, requer ao Chefe do Poder Executivo e ao Gerente da SANEAGO informações de como está o processo de interligação da água do Setor Aeroporto com o sistema da SANEAGO.

Justificativa: Os moradores do Setor Aeroporto continuam sofrendo com a falta de água e, aqui mesmo nesse Plenário já foi dito que o projeto estava pronto. Como as obras ainda não iniciaram e o problema continua faz-se necessário sabermos como está o processo e corrermos atrás para a resolução do mesmo.

Nº. 192/2023: De autoria dos vereadores Juliano Garcia Rosa, Elian Bernadete de Faria Oliveira e Glicério De Moraes Mendes Junior, requerem à Secretaria de Obras que seja feito um bueiro adutor em frente à Casa da Sra. Eva na Av. industrial, nas proximidades da Creche Mirma Maria de Moura, uma vez que existe um bueiro no outro lado da presente avenida e está acumulando água trazendo mal cheiro e o bueiro é a solução de urgência.

Justificativa: Solicitação da Sra. Eva juntamente com os moradores da localidade.

Nº.193/2023: De autoria do vereador Frederico de Oliveira Santos, requer ao Chefe do poder Executivo e a Secretaria de Infraestrutura e Obras a Limpeza do Setor Vila Pedrosa e Revitalização das Ruas e Praça.

Justificativa: Por meio deste requerimento, venho expressar a necessidade urgente de cooperação do Chefe do Poder Executivo e da Secretaria de Infraestrutura e Obras para a resolução dos problemas enfrentados no Setor Vila Pedrosa. É essencial que sejam tomadas medidas para a realização da Limpeza do Setor e da Revitalização das Ruas e Praça em nossa comunidade, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos locais e promover a valorização do nosso bairro.

Verª. SIMONE ROSA DE OLIVEIRA

– Presidente da Câmara Municipal –

Siga a página da Câmara Municipal de Ceres no instagram:

@camaramunicipaldeceres